AMOR ACIMA DE TUDO

     Voltar Home       Voltar Serviços

ACOLHIMENTO E APOIO PSICOLÓGICO

[RELACIONAMENTO EU. TU E ELES]

[COMPORTAMENTO EFICIENTE E AUTOCONHECIMENTO]

[ACOLHIMENTO A JOVENS, ADULTOS E SENIOR ] 

Voltar Home      
 Voltar Saiba +
RELACIONAMENTO  CONSIGO E O OUTRO 



RELACIONAMENTO FAMILIAR E RELACIONAMENTO PROFISSIONAL.  

ACOLHIMENTO OU APOIO PSICOLÓGICO

O Acolhimento ou Apoio Psicopedagógico pretende avaliar e intervir nas dificuldades escolares, que possam estar relacionadas com falta de capacidade de atenção e concentração, método de estudo ineficaz, má gestão dos tempos de estudo, problemas de aprendizagem, etc.

Inicialmente, é realizada uma avaliação para identificar e compreender a causa e o tipo de dificuldades, de modo a delinear-se um plano de intervenção, com o objectivo de ultrapassar os problemas escolares e adquirir competências essenciais para um bom desempenho escolar.
SABER NOS LEVA A ENTENDER, AJUDA A SUPERAR E A VENCER.....


Estas competências passam por adquirir métodos e técnicas de estudo, motivação para as matérias escolares, promoção de autonomia e de bem-estar emocional, auto-confiança, maturidade escolar, atenção concentrada, rentabilização do tempo de estudo e estimulação cognitiva das áreas que se tornam obstáculos à aprendizagem.



ACOLHIMENTO PARA COMPORTAMENTOS EFICIENTES E AUTOCONHECIMENTO.

Diariamente encontramos pessoas que muitas vezes se mostram confusas e perdidas diante das situações do cotidiano. Todos estão à procura de comportamentos eficientes para que se possa viver uma vida saudável e satisfatória.

Em alguns momentos da vida agimos como não queremos, mas só se percebe isso quando notamos o mal que foi feito para nós mesmos e para alguém ao redor.

Tristeza, culpa e insatisfação, fazer mal para si mesmo é ruim, mas ver que magoamos alguém que gostamos pode ser pior para você e para a relação.perceber estas situações e olhar para si mesmo pode ser bem difícil, porém não é impossível.

Observar seus comportamentos e as consequências deles é apenas um começo positivo para grandes mudanças!
O autoconhecimento faz parte de um dos comportamentos que aprendemos ao longo da vida, algumas pessoas se conhecem mais, outras menos, tudo está relacionado à forma como olhamos para nós e para o mundo ao nosso redor.

Assim como aprendemos a falar sobre as coisas do dia a dia, comidas, lugares e descrições de pessoas, conhecer a si mesmo nada mais é que este mesmo tipo de recurso.


Associar o autoconhecimento com essas relações porque, a partir do momento que você sabe sobre seus sentimentos, automaticamente você conseguirá descrever suas sensações, consequentemente conversar e falar sobre seus sentimentos, e isso facilitará sua vida possibilitando mais qualidade em suas relações. Desta forma, as pessoas ao redor podem compreender mais sobre você e sua situação.

Saiba +: Interaja com psico-wiki@psicologo.com.br

ACOLHIMENTO E INTERVENÇÃO EM ADOLESCENTES


A adolescência é a integração, nas expectativas do adolescente, das mudanças internas e externas, sendo caracterizadas por esta tentativa e uma maior ou menor capacidade para se ajustar a estas modificações.

O Psicólogo pode auxiliar neste processo de reflexão e de mudança perante qual o adolescente se confronta.

Se tudo se prepara na infância, tudo se joga na adolescência - este período aparece, então, como um organizador da personalidade, em que se instauram novas modalidades relacionais e novos equilíbrios.

Para além da adaptação às transformações corporais, o adolescente confronta-se com mudanças profundas ao nível dos seus desejos e das suas possibilidades afetivas e intelectuais.

Ao mesmo tempo, tem que tomar decisões ao nível da orientação profissional e do projeto de vida que a sua autonomia crescente torna cada vez mais personalizado.


ACOLHIMENTO E APOIO PSICOLÓGICO A ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR 

A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior tem-se constituído como uma das etapas mais importantes do desenvolvimento do jovem adulto, na medida em que os anos de Universidade, são muito importantes para a estimulação da autonomia, da competência para lidar com a complexidade do mundo e de uma forma mais geral, para a construção da identidade, dado que são estas as principais tarefas do desenvolvimento que estão em causa nesta fase da vida, em que o jovem estudante se situa na transição da adolescência para a idade adulta.

Assim, os recursos individuais são mobilizados por um novo contexto de vida numa fase com problemáticas específicas em termos normativos.


Esta fase de mudança exige uma reorganização psíquica, necessária, mas também pode reavivar vulnerabilidades psicológicas do desenvolvimento anterior, que até aí tinham passado despercebidas.

Também, durante os anos da Universidade, o estudante vai se deparando com desafios e momentos de estimulação do seu próprio crescimento. Estes desafios podem abarcar dificuldades e problemas a nível emocional, social e acadêmico.


Deste modo, o apoio psicológico passa por preparar a entrada do estudante no Ensino Superior, auxiliar o processo de adaptação e frequência universitária.

Ao nível psicopedagógico podem ser desenvolvidos métodos de trabalho, gestão de tempo, treino de competências sociais e emocionais, organização de trabalhos, de pesquisa, etc.

ACOLHIMENTO E INTERVENÇÃO EM ADULTOS

Aos adultos é lhes muitas vezes exigido o desempenho de vários papéis. Ora são pais, filhos, profissionais, colegas, amigos, companheiros... e gerir estas múltiplas funções nem sempre é fácil.

A própria rotina, as tarefas, as relações que se vão estabelecendo, as perspectivas e incertezas quanto ao futuro podem gerar algumas dificuldades com as quais se torna difícil de lidar, suportar e ultrapassar.

Para além disso, é nesta altura que tende a existir um confronto com situações mal resolvidas do passado e que certamente têm um impacto sobre a forma como é vivido o presente e perspectivado o futuro.

O Psicólogo proporciona um tempo e espaço com potencialidade transformadora, procurando auxiliar a pessoa a restabelecer o seu funcionamento, equilíbrio e bem-estar.


ACOLHIMENTO E INTERVENÇÃO EM SENIORES

O envelhecimento é um fenômeno biológico, psicológico e social que atinge o ser humano na plenitude da sua existência, modifica a sua relação com o tempo, o seu relacionamento com o mundo e com a sua própria história.

É nesta altura, que as pessoas tendem a fazer um balanço da sua existência e das suas vivências ao longo dos anos.


casalsnior_2.jpg
Neste confronto interior, podem ressurgir, fragilidades, memórias, momentos que ficaram em suspenso, saudades e nostalgia.

Por outro lado, a falta de suporte social, a quebra ou afastamento de relações, a perda de capacidades físicas e cognitivas pode gerar muitas dificuldades e problemas para os quais se torna necessário a intervenção psicológica no sentido de aliviar a dor, ultrapassar as angústias, dificuldades e promover uma melhor qualidade de vida.